Junta de Freguesia de São Sebastião - Rio Maior Junta de Freguesia de São Sebastião - Rio Maior

História

São Sebastião é uma freguesia portuguesa do município de Rio Maiordistrito de Santarém e na antiga região do Ribatejo, com 15,48 km² de área e cerca de 500 habitantes (2021). 

Foi criada em 16 de Maio de 1984, sendo desanexada da freguesia de Fráguas. São Sebastião integrou o concelho de Rio Maior ainda dentro da freguesia de Fráguas em 1855, tendo anteriormente pertencido ao extinto concelho de Alcanede.

São Sebastião situa-se a nordeste de Rio Maior, a cerca de 9 km, na direção de Alcanena – Alcanede. Ela confina com as freguesias de: Fráguas a Este Alcobertas a Norte, Rio Maior a Oeste, Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões a Sul. A Freguesia é enquadrada pela Ribeira de Póvoas a Este e pelo Rio do Penegral a Oeste.

É composta por 6 principais lugares: Cabeço do Marco, Casal Dourado, Estanganhola, Lavradio, Repolho e Vale da Fonte.

A denominação atual desta povoação é bastante recente, substituindo a antiga designação de “Cabos” (que ainda hoje é utilizado pela Rodoviária do Tejo e pelas pessoas nas aldeias vizinhas para se referir à aldeia). A origem do nome Cabos deriva do facto de que o lugar pertencia ao concelho de Alcanede, sendo a última povoação na direção de Rio Maior. Sendo assim o lugar ficava no "cabo" do concelho de Alcanede. Anteriormente ter-se-á chamado São Sebastião do Cabo.

© 2024 Junta de Freguesia de São Sebastião - Rio Maior. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia